Como diferenciar necessidade de desejo e como isso pode ajudar a economizar?

Necessidades são exigências humanas básicas, como alimentos, água, ar, roupa, casa. As pessoas também precisam realizar as necessidades fisiológicas, ainda segundo Abraham Maslow, elas têm uma necessidade de laser, recreação e educação, isso é o básico, ou pelo menos deveria ser, mas hoje em dia as pessoas estão muito mais voltadas para desejos, e isso trás muito mais gastos, pois desejo é algo não necessário, ou seja, que pode ser substituído por outro.

Exemplo disso, é a necessidade de um calçado, quando isso é um desejo, quando se quer ter uma marca especifica, como um Nike, algo que gera status, apesar de satisfazer sua necessidade, comprar um tênis Nike é um desejo, pois, a necessidade poderia ser saciada com qualquer outra marca de valor inferior.

Na atualidade, o marketing das empresas é feito para que tenhamos desejo de ter o melhor tênis, o melhor celular, e o consumismo nos faz querer sempre o mais novo celular, muitas vezes compramos pela marca e não pela qualidade, para economizar temos que buscar qualidade e não status, temos que buscar durabilidade e não tanto beleza.

Por isso, saber diferenciar necessidade de desejo, pode te fazer economizar, claro que algumas poucas vezes não resistimos ao desejo, mas quanto mais pudermos nos ater apenas às necessidades, mais nos sobrará dinheiro, e com isso, no futuro poderemos nos dar alguns luxos sem ficar totalmente endividados, luxos como uma viagem inesquecível, ter mais o necessário para sobreviver, pois muitas vezes deixamos o necessário de lado, para buscar futilidades, desejos que a sociedade nos impõem.

A economia é uma virtude distributiva e consiste não em poupar, mas em escolher.
Edmund Burke

Como afirma Edmund Burke, economizar é escolher viver com conforto ou viver com a corda no pescoço, querendo ostentar o que você ainda não tem, tudo é uma questão de consciência

Comente