Pichação, arte da expressão.

 

A pichação na sociedade atual tem duas faces. Para alguns, é considerada um crime, (crime esse que pode levar a detenção, de 3 meses a 1 ano, mais multa). Se o ato for realizado em monumento, ou coisas tombadas, em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 meses a 1 ano de detenção e multa de puro vandalismo. Enquanto para outros, é uma forma de protesto e de expressão.

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

A pichação surgiu nas periferias, como forma de denúncia. Através de pichações são feitas inúmeras críticas ao governo, a economia e a politica.
Segundo os praticantes as pichações são expressões artísticas e sociais de jovens da periferia, por esse motivo deveriam possuir o mesmo status de arte que os grafites possuem.
Entretanto é necessário lembrar que, embora as pichações não sejam, o grafite deve ser sim reconhecido no Brasil como arte desde que exercido mediante autorização do proprietário e das autoridades locais de modo que ressalte o teor artístico dessa expressão popular.
Na antiguidade já notava-se esse lado expressivo do ser humano, as pinturas rupestres são um exemplo claro disso, naquele tempo as pinturas tinham varias funções, desde deixar um recado para pessoas da mesma tribo, a até mesmo pinturas expressando a ideologia do seu povo, ou seja, seus valores, crenças, religião, etc.
Um outro exemplo claro da pichação, foi o Muro de Berlim, embora do seu lado oriental as paredes estivessem limpas, o seu lado ocidental foi tomado por vários desenhos, esse era o lado controlado pelos Estados Unidos.
As pessoas que picham podem desenhar coisas aleatórias, mas também podem colocar na parede um símbolo que registre seu grupo de pichação, embora para a população tudo pareça desenhos sem sentido, e totalmente desorganizados, para quem desenha não é assim que funciona, já que uma regra dessa pratica é nunca passar tinta por cima do desenho que já estava lá.

Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente