Inverno em Sergipe deve ter o melhor índice de chuva dos últimos seis anos, estima meteorologista

O Centro de Meteorologia de Sergipe prevê que até o dia 21 de setembro, quando o inverno termina e inicia a primavera, o tempo permanecerá instável com possibilidade de chuvas intensas ou intercaladas em todas as regiões do estado e volumes de até 120 milímetros.

Com a confirmação dessa estimativa, o período teve ter o melhor superávit pluviométrico dos últimos seis anos, segundo o órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

De acordo com o meteorologista Overland Amaral, a instabilidade ganhou força no último fim de semana com chuvas e ventos fortes em todas as regiões. Até quarta-feira (6), as chuvas serão contínuas e depois passarão a ser intercaladas. A previsão é que na próxima semana as mesmas condições de escoamento voltem a se repetir.

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

“É uma circulação típica da estação inverno que ainda predominará até o dia 21 de setembro. Nós temos sempre essa circulação com escoamento de instabilidade, trazida pelo mar e adentrando o estado. Neste cenário, as chuvas devem continuar pelos próximos dias”, explicou o especialista e coordenador do Centro de Meteorologia.

Próximos invernos
Segundo Overland, o inverno mais rigoroso é resultado da situação de neutralidade dos fenômenos La Niña e El Niño.

“Vamos entrar em um ciclo de pelo menos cinco anos com essa normalidade. Quando o fenômeno El Niño está ativo, nós temos um bloqueio dessa situação de chuva. A neutralidade desse fenômeno significa que a circulação climatológica da América do Sul será normalizada. Portanto, nós teremos chuvas acima da média nos próximos anos também, mas com variações dentro do padrão da nossa região”, finalizou o meteorologista.

Fonte:G1-Sergipe

Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × dois =