25 anos do Massacre do Carandiru, saiba tudo sobre esse terrível acontecimento

Hoje completa 25 anos do massacre do Carandiru, e mesmo após tanto tempo, muitas duvidas continuam no ar. Muitas pessoas por suas vez, nem se quer sabem dizer o que foi o Massacre do Carandiru. Nesse breve artigo vamos explicar o que exatamente foi esse acontecimento.

Como iniciou-se o Massacre do Carandiru?

Tudo começou no dia 2 de outubro de 1992, era manhã, e estava acontecendo um jogo de futebol no pavilhão 9, quando de repente 2 prisioneiros começaram a brigar, os vários grupos de dentro da Casa de Detenção do Carandiru aproveitaram para resolver problemas passados, há quem diga que o real motivo do inicio da briga foi as drogas, eles vendiam entorpecentes dentro da prisão, e muita das vezes atrasavam os pagamentos.

O que foi o Massacre do Carandiru?

Quando os conflitos começaram a sair do controle, pediram ajuda externa, foram cerca de 300 oficiais da Rota, Choque, Gate, Corpo de Bombeiros e Cavalaria, ambos comandados pelo Coronel Ubiratan Guimarães.
Ao chegar no presidio o Coronel tentou negociar, eles até demonstraram rendição, atearam todas as “armas” pelas janelas, mas depois disso, continuaram ateando objeto, e com isso, a PM invadiu.
Eles não tentaram levar os detentos para as celas, eles apenas começaram a atirar, todos os indivíduos que passavam na frente, eram mortos.
Os prisioneiros não possuíam nenhuma arma, ou seja, não tinha como eles atacarem de volta.
O “saldo” dessa operação foi: Mais de 500 tiros, 103 detentos mortos no local, 8 mortos no pronto socorro e 23 PMs feridos.

Detalhes

Os presos que conseguiram sobreviver tiveram que carregar os corpos para fora da prisão, além disso, os mesmos passaram a noite inteira sem roupa na quadra de futebol da Casa de Detenção. Há também quem diga que a operação foi uma maneira de acabar com a superlotação daquele lugar.

25 anos do massacre do carandiru

Há 25 anos do Massacre do Carandiru, quem foram os culpados?

Não se sabe ao certo, a policia tem uma versão, e os detentos outra, mas provavelmente essa situação poderia ter sido contida de maneira menos sangrenta, já que os detentos estavam desarmados.

Por causa da operação foram indiciados 120 policias, mas apenas 86 foram julgados, e só o capitão Ubiratan foi condenado, o mesmo teve uma pena de 632 anos de prisão, mas claro, não cumpriu.

Assista o filme Carandiru

Filme Do Massacre do Carandiru

NÃO SAIA AINDA. Você quer ser o primeiro a saber das grandes notícias? Se a resposta for SIM, salve nosso número 075 9 9879-7106 , e manda um OI no WhatsApp, tenha nossas notícias no seu WhatsApp de GRAÇA. Vai continuar mal informado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − onze =