Jedek-Uma nova linguagem foi descoberta. Confira

Jedek: Uma língua recém descoberta

Atualmente existem cerca de 7.000 línguas faladas ao redor do mundo, e essa lista aumentou em 2018. Os Linguistas da Universidade de Lund, na Suécia, identificaram um novo idioma, chamado de “Jedek”, nunca antes documentado.

Segundo os pesquisadores, a língua é usada apenas entre moradores de uma pequena vila ao norte da Malásia, na área de Sungai Rual, que abriga cerca de 280 pessoas, caçadores-coletores. Apesar que antropólogos já tinham estudado esse grupo no passado, mas ninguém tinha notado que eles falavam um idioma anteriormente desconhecido.

Descoberta do Jedek

Durante um projeto de documentação Tongues of the Semang (2005–2011), a nova linguagem foi descoberta e logo em seguida, foram feitas diversas visitadas nas demais vilas, por pesquisadores com o objetivo de coleta de dados das línguas Aslianas. Com isso, denotaram que um dos idiomas coletados usavam fonemas e estruturas gramaticais não presentes em Jahai (linguagem que era esperada ser encontrada na vila).

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

A vila na qual o Jedek é falado, possui grande igualdade de gênero, não existem profissões, quase não existe violência interpessoal, todos possuem habilidades requeridas através de atividades de caça e coleta , e não existem leis ou tribunais, o estilo de vida é refletido na linguagem. No Jedek, não existem palavras para ocupações ou para tratamentos jurídicos, ou para verbos representando propriedade, e existe um rico vocabulário de palavras para descrever compartilhamento e permuta.

Idioma e Disciplina

Especialistas acreditam que metade das linguagens que ainda resistem hoje, estarão extintas daqui a 100 anos, estima-se que mais 7 mil linguagens são faladas atualmente no mundo, cerca de 80% da população mundial fala uma das principais linguagens (inglês, espanhol, mandarim, etc.), enquanto aproximadamente 20% fala uma das 3,6 mil menores linguagens, as quais são pouco estudadas e descritas.

Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente