Em Lagarto, Lula recebe título de doutor Honoris Causa pela UFS

Em seu segundo dia em Sergipe, o ex-presidente Lula recebeu o título de doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). O reitor Ângelo Roberto Antoniolli fez a entrega do título no campus de Lagarto, Centro-sul do estado, na tarde desta segunda-feira, 21.

Em discurso lido, Lula disse que a elite nunca quis que pobre tivesse acesso à universidade pública. “Teve muito filho de rico que reclamou do programa que criamos para expandir as universidades, diziam que ia diminuir a qualidade do ensino. Isso porque, para a elite, lugar de pobre não é na universidade. Negar o acesso da maioria ao ensino de qualidade sempre foi um projeto da elite retrógrada brasileira. Eles não queriam que filho de empregada virasse doutor, e hoje temos aqui vários filhos de empregadas e pedreiros virando médico, engenheiro”, disse, citando a dificuldade em implantar o Reuni (programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

O reitor Angelo Antoniolli falou sobre a importância da expansão universitária da instituição. “Antes do Reuni, a UFS tinha 10 mil alunos. Com o Reuni, hoje são 30 mil. Saímos da capital para o interior para fazer o que sabemos: ensino, pesquisa e extensão. Esse título é muito esperado desde 2013”, disse.

Significado e outros títulos

Honoris Causa é uma locução latina, que significa “por causa de honra”. É comumente usada em títulos de honra concedidos por universidades a pessoas que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se destacaram em determinada área, por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Historicamente, um doutor honoris causa recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional – a menos que se especifique o contrário.

Essa é a 29° vez que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva recebe esse mesmo título. Três dias atrás Lula foi impedido pela justiça de receber o título de doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Fonte:SeNoticias

Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 3 =