vantagens e desvantagens de temas wordpress

Prós e Contras de temas Gratuitos e Premium do WordPress

Com mais de 33% de todos os sites na internet, o WordPress é extremamente flexível e pode ajudá-lo a criar quase qualquer tipo de site pertencente a qualquer nicho específico.

Isso é possível graças aos temas do WordPress, que podem alterar o design do site, incorporando visuais estéticos impressionantes.

Dito isso, os usuários que são novos no WordPress enfrentam uma confusão fundamental – Tema WordPress grátis versus premium, qual a melhor escolha?

free vs premium
Temas Gratuitos vs Pagos

Tema WordPress Grátis vs Premium

Agora, é desnecessário ressaltar que os temas premium apresentam funcionalidades mais avançadas e controle de personalização, em contraste aos gratuitos.

Portanto, a verdadeira questão é: preciso dos recursos extras “avançados” fornecidos por um tema premium ou posso utilizar um tema gratuito com facilidade?

E a resposta é grande e ambígua – “depende”.

Todo mundo tem requisitos diferentes, para alguns os temas premium são uma necessidade, enquanto para outros podem ter mais recursos com opções gratuitas.

E assim, para os fins desta leitura, veremos os prós e os contras do tema WordPress grátis e premium. Isso o ajudará a entender as vantagens e as desvantagens de ambos os lados e permitirá que você tome uma decisão mais informada.

Temas WordPress Grátis

Quando falamos em temas gratuitos do WordPress, nos referimos a maior coleção de temas disponíveis no mundo: WordPress.org.

diretorio de temas do wordpress.org
Diretório de temas wordpress gratuitos

Observe que, mesmo no caso do WordPress, alguns sites obscuros tendem a piratear temas premium e os fornecem de graça, ocasionalmente enchendo-os com códigos maliciosos.

Sugerimos que você evite a todo custo os conhecidos “Temas Nulos do WordPress”. Que poderão prejudicar todos os seus projetos de diferentes formas.

Com isso esclarecido, vamos as vantagens e desvantagens do uso de temas gratuitos do WordPress.

Vantagens

1. É grátis para usar

Logo de cara, você tem uma enorme vantagem de custo 0. Pode ser extremamente útil se você estiver iniciando um blog ou site WordPress com orçamento limitado.

Além disso, como é gratuito, você pode experimentar vários temas em seu nicho específico, até encontrar um layout de design satisfatório para implementar em seu site.

2. Melhor qualidade na maioria dos casos

A maioria das pessoas pode pensar que os temas gratuitos têm códigos de baixo padrão. Mas, na prática, é exatamente o oposto!

O diretório de temas do WordPress.org implementa um rigoroso processo de revisão que examina e revisa um tema antes de incluí-lo. Portanto, todos os temas gratuitos seguem esta diretriz para garantir melhor qualidade.

Desvantagens

1. Falta de recursos

Criar um tema para WordPress é um trabalho árduo por si só, sem falar em preenchê-lo com um monte de recursos e funcionalidades.

Embora alguns desenvolvedores não se importem em criar temas gratuitos em troca de ganhar um nome ou aprimorar suas habilidades, mas na realidade ninguém está disposto a trabalhar como mão-de-obra não remunerada para criar um produto de qualidade superior.

2. Suporte limitado

Os temas gratuitos não oferecem nenhum incentivo direto para seus desenvolvedores e, portanto, não desejam dar suporte a eles e seus usuários.

A maioria dos temas gratuitos possui um fórum de suporte dedicado, onde os desenvolvedores tentam resolver problemas – mas esse é o máximo que você pode esperar.

Muitas vezes, os desenvolvedores tendem a abandonar o desenvolvimento em um tema que o torna desatualizado e inseguro de usar, à medida que novas atualizações do WordPress são lançadas.

3. Não há muitas variações

Os temas gratuitos tendem a sacrificar a flexibilidade e também a frente de personalização. Você ficará praticamente preso ao design e layout do tema que sairá da caixa.

Se você está satisfeito com o que o tema tem a oferecer, isso é ótimo – no entanto, se você deseja fazer pequenos ajustes na área de rodapé, então azar!

Temas Premium para WordPress

Diferente do caso dos Temas WordPress gratuitos, o Diretório de Temas comerciais do WordPress.org está iniciando uma nova fase para temas premium.

Geralmente você pode ir a mercados de temas WordPress de terceiros, como ThemeForest, Mythemeshop, Themify, TemplateMonster e assim por diante.

avada tema wordpress
Tema Premium Avada

Vantagens

1. Recursos poderosos

O principal motivo para usar temas premium é acessar recursos avançados para aprimorar a funcionalidade do seu site e proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

2. Melhor suporte e atualizações

Os temas premium do WordPress geralmente vêm com suporte premium gratuito e também mantém um cronograma de atualização constante. Portanto, se você tiver alguns problemas ao usar o tema, uma equipe de especialistas estará disponível para solucionar o problema.

Além disso, o tema também deve ser atualizado regularmente com correções de bugs, patches de segurança e atualizações ocasionais de recursos para garantir que seu tema esteja sendo executado com a eficiência ideal.

3. Alta capacidade de personalização

Os temas premium são ricos em personalizações para ajudá-lo a ajustar o design e a estética do site da maneira que desejar.

Na maioria das vezes, você terá acesso a vários modelos de demonstração, junto com um construtor de páginas de arrasta e solta, para ajudar a criar qualquer layout e estrutura da Web sem qualquer código.

Desvantagens

1. Padrões de código não regulamentados

Como os temas premium do WordPress não precisam passar pelo diretório de temas do WordPress.org, eles não enfrentam uma análise tão dura do código principal.

Às vezes, isso faz com que os usuários comprem temas por suas aparências premium, sem acessar seu padrão de código e qualidade.

Para evitar esses problemas, é sempre importante comprar temas de mercados conhecidos, e isso também depois de ler completamente a seção de revisão.

2. Inchado

Para se destacar da concorrência e atrair mais clientes, os temas premium continuam incluindo cada vez mais funcionalidades em seu prospecto. Às vezes, esses recursos extras vêm na forma de outros plugins de terceiros.

Agora, mais recursos equivalem a mais linhas de código, significando temas mais pesados. Isso pode fazer o seu site carregar lentamente e afetar o desempenho geral.

Conclusão

Então, como você pode ver, tanto os temas gratuitos quanto os premium do WordPress vêm com seus próprios conjuntos de vantagens e desvantagens. Como regra geral, se você gosta do design e da estética de um tema gratuito, faça isso sem pensar duas vezes.

Por outro lado, se você deseja acessar recursos e opções de personalização mais avançados, não há outro caminho senão comprar um tema premium.

No entanto, faça uma pesquisa para garantir que o tema não diminua a velocidade do seu site ou prejudique seu desempenho.

Sem respostas

Escreva uma resposta