Nióbio: O que é, para que serve? E o seu valor

O que é nióbio e sua breve história?

Descoberto pelo químico inglês, Charles Hatchett o nióbio é um metal com grande potencial industrial e econômico, utilizado de diversas maneiras em diferentes ramos da indústria. Embora poucas pessoas tenham conhecimento de sua existência e não saibam que a maioria das reservas deste produto se localiza em território brasileiro.

Para que serve o Nióbio?

Tem mostrado grande utilidade por exemplo, nas metalúrgicas, onde é adicionado a ligas metálicas tornando-as mais resistentes e no ramo aeroespacial, onde já existem ligas de nióbio em motores de seus foguetes, tendo a Space X como grande exemplo disso.

Desvalorização do minério!

Com tanto potencial e utilização em diversas áreas, fica o questionamento: Por que o Brasil não cobra o valor justo ?

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

Primeiramente, o nióbio pode ser substituído por outros metais, mas geralmente a indústria internacional não quer pagar o devido valor por produto, assim ele pode ser trocado por vanádio ou titânio, com reservas presentes em diversas partes do mundo.

Outros fatores se dão ao fato de que a indústria mundial não necessita de nióbio, já que uma pequena quantidade de metal é capaz de cumprir sua função e o Brasil não importa produtos derivados do nióbio.

Deixando bem claro que o problema em si não é o valor cobrado por ele, e sim o fato da indústria brasileira não possuir tecnologia adequada para a produção de mercadorias com alto valor que derivam desse metal.

Na Química e na História

O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb, com número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atômica 92,9 u. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou 5B da classificação periódica dos elementos.

Já historicamente, o nome desse metal é deriva da deusa grega Níobe, filha de Dione e Tântalo, onde este último deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo.

Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente