Alimentos menos saudáveis, veja como substitui los

Você sabe quais são os alimentos menos saudáveis?

Os alimentos industrializados são os grandes vilões da nossa alimentação, junto com os alimentos fritos eles completam o topo dos alimentos menos saudáveis. Eles apresentam grande quantidade de açúcar e carboidratos, e pouquíssimas vitaminas e proteínas, deixando o nosso corpo com a falta desses nutrientes. Veja os 5 alimentos menos saudáveis.

5º Bacon

Os problemas: Um levantamento feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que 50 gramas diários de carnes processadas como o bacon aumentam em 42% o risco de problemas cardíacos e em 19% o de diabetes tipo 2. Este alimento possui gordura saturada, de modo que uma fatia equivalente a 10 gramas possui 6,4% do Valor diário desta gordura, que sofre um processo de oxidação que facilita o aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas levando ao comprometimento cardíaco.
Já o diabetes tipo 2 pode ocorrer em decorrência do consumo de bacon, porque em alguns casos há diminuição da produção de insulina em resposta ao tamanho corporal do paciente. “Então uma alimentação exagerada, e o bacon é extremamente calórico, faz com que em algumas pessoas o organismo chegue a uma situação de insuficiência hormonal, passando a produzir uma quantidade de insulina insuficiente para o tamanho do corpo”, de acordo Giorelli.
Além disso, um estudo publicado no British Journal of Cancer concluiu que comer 50 gramas de carne processada diariamente aumenta em 19% o risco de câncer no pâncreas. Os cientistas responsáveis pela pesquisa acreditam que isto ocorre porque algumas químicas utilizadas para preservar este tipo de alimento são transformadas no nosso corpo em substâncias que podem afetar o DNA e aumentar o risco de câncer.
Alternativa saudável: Os fãs de bacon devem restringir o consumo do alimento, para no máximo uma vez por semana. Procure fazer o feijão e a farofa sem o uso desta carne processada e caso bata uma vontade daquela fatia de bacon, tente substitui-la por peito de peru.

4º Cachorro-quente

Os problemas: Um salsicha de 50 gramas possui 24% do valor diário de gorduras totais, 20% de gorduras saturadas e 20,3% de sódio. A salsicha é uma carne processada como o bacon, e por isso apresenta os mesmos problemas de saúde. Além disso, para a conservação da salsicha são utilizados nitritos e nitratos que no estomago se transformam em nitrosaminas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estas nitrosaminas têm forte ação cancerígena levando a altos índices de câncer no estomago, entre pessoas que consomem alimentos contendo os nitritos e nitratos com frequência.
 
Alternativas saudáveis: Uma boa opção é substituir o cachorro-quente por um lanche com queijo branco e peito de peru.

3ª Churros recheados

Os problemas: O alimento que ocupava a 3ª posição na lista original era o donuts. Como ele não é muito consumido no Brasil, o churros é o seu equivalente nacional. Ambos são massas fritas, recheadas com chocolate ou doce de leite e que possuem açúcar ao seu redor. Portanto, os churros têm as complicações das frituras e ainda são ricos em açúcar. O alimento recheado com doce de leite possui 18,4% do Valor Diário das gorduras totais e 18,8% das gorduras saturadas.
Alternativas saudáveis: Caso você goste muito do churros opte por comê-lo apenas uma vez por semana aliado a uma dieta saudável.

2º Refrigerante

Os problemas: Essa bebida é rica em açúcar. Uma lata de 350 ml do refrigerante tipo cola possui 37 gramas de açúcar. Então, caso a pessoa beba uma lata por dia em um mês ela terá consumido cerca de um quilo de açúcar! Uma pesquisa divulgada no American Journal of Clinical Nutrition concluiu que refrigerantes, tanto as versões açucaradas quanto as de baixa caloria, estão associados  ao maior risco de acidente vascular cerebral.
Os refrigerantes também estão associados a problemas respiratórios. “Eles proporcionam um excesso de energia, levando ao aumento do peso que é estocado no organismo na forma de tecido gorduroso. Hoje já se sabe que esse tecido produz uma série de hormônio, e alguns causam especificamente mais inflamação respiratória”, diz Giorelli.
Outras bebidas ricas em açúcar que são tão prejudiciais quanto o refrigerante são os sucos industrializados. “O pior é o refresco, que tem em torno de 10% de polpa de frutas, o néctar varia em 30% e 40% e o suco em mais de 50%. Considero tão perigoso quanto o refrigerante porque a quantidade de vitaminas é mínima e ele é muito calórico”, explica Giorelli.
Alternativas saudáveis: Apesar de calóricos, os sucos naturais são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, por isso são opções muito melhores para a sua saúde, a água de coco também.

1º Refrigerante diet lidera os alimentos menos saudáveis

Os problemas: Um estudo feito por pesquisadores das universidades de Miami e Columbia concluiu que quem consome o refrigerante diet diariamente tem mais chances de ter um infarto ou um acidente vascular cerebral. Outro estudo publicado pela revista científica Diabetes Care concluiu que ao ingerir diariamente o refrigerante diet pode-se aumentar os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 e síndrome metabólica, e por isso o refrigerante diet lidera a lista dos alimentos menos saudáveis.
Os especialistas divergem quanto ao fato da nutricionista americana ter colocado esta bebida como a pior de todas. “Não faz sentido, o diet não é mais ou menos saudáveis do que o normal, inclusive, pessoas com restrição ao uso dos carboidratos devem preferir o diet ao outro”, afirma Cukier.
Alternativa saudável: Neste caso, os sucos naturais também são opções muito melhores para a saúde.
Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente