Causas da hipertensão, saiba como se prevenir e tratar essa doença

A hipertensão é uma doença silenciosa, que atinge 47,5 milhões de brasileiros, sendo que destes, 35,5 milhões não se cuidam, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), veja abaixo as causas da hipertensão. A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é a elevação da pressão arterial para 14 por 9 ou mais, quando o ideal é 12 por 8 (120 por 80mmHg).

Causas da hipertensão

Excesso de peso

O excesso de massa corporal é um fator predisponente para a hipertensão, podendo ser responsável por 20% a 30% dos casos de hipertensão arterial, 75% dos homens e 65% das mulheres apresentam hipertensão diretamente atribuível a sobrepeso e obesidade, ou seja, o excesso de peso é um grande fator das causas da hipertensão.

Tabagismo

Substâncias encontradas no cigarro provocam alterações nas paredes das artérias, como a redução da elasticidade, estimulação ou diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, que levam ao aumento da pressão arterial. O tabagismo ainda induz resistência ao efeito de drogas anti-hipertensivas,ou seja, alteram a ação de medicamentos utilizados para reduzir a pressão arterial.

Estresse

Além dos efeitos imediatos, o estresse está associado a uma série de efeitos indiretos. Pessoas estressadas têm tendênciam a fumar mais, alimentar-se mal, abandonar as atividades físicas etc. A soma desses maus hábitos aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Excesso de sal

O sal é indispensável para a saúde, mas seu consumo excessivo pode causar o aumento da pressão em pessoas com tendência a esse desequilíbrio. Diminuir sua ingestão é um modo de controlar a pressão e não se tornar hipertenso.

Tratamento para hipertensão

A recomendação número 1, para todos os hipertensos, é mudar o estilo de vida. Uma dieta adequada associada a uma rotina de exercícios, opera verdadeiros milagres. Alguns pacientes, claro, precisam tomar remédios, às vezes pelo resto da vida (veja logo abaixo os medicamentos). Mas o tratamento leva em conta vários fatores de risco, como tabagismo, níveis de colesterol e história familiar do paciente.

Medicamentos

Há muitos tipos de drogas usadas para tratar a pressão, como por exemplo: diuréticos, inibidores da angiotensina, bloqueadores dos canais de cálcio, bloqueadores de beta e IECAs.

Como prevenir a hipertensão?

Dicas para uma vida mais saudável.
  • Pratique exercícios físicos: uma simples caminhada de 20 minutos, de três a cinco vezes por semana;
  • Evite alimentos muito gordurosos, frituras, doces e muitos salgados;
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas. Elas baixam a pressão e quando se unem aos efeitos dos medicamentos podem causar complicações;
  • O fumo também é grande agravador do aumento da pressão arterial. Por isso, o indicado é parar de fumar;
  • Evite o estresse, ele pode dificultar o controle da pressão;
  • Não interrompa o tratamento com remédios, sem a orientação do médico de confiança.

Comente