Importante: Saiba quais os problemas do alcoolismo na adolescência

O consumo de bebidas alcoólicas é um grande problema, em uma pesquisa realizada entre alunos do 9º ano, mais da metade dos jovens (55%, ou 1,44 milhão de alunos) relataram já ter tomado ao menos uma dose de bebida alcoólica, proporção superior aos 50,3%. Como sabemos o consumo e a venda de bebida alcoólica é proibido para menores de 18 anos, mas mesmo assim ninguém cumpre a lei ao pé da letra.

Os principais motivos para os adolescentes entrarem no vício do álcool é a influência de seus colegas, principalmente os que já são maior de idade, as festas são um dos lugares que menos tem fiscalização, assim tornando fácil a compra de bebida e consumo. A falsa ideia de bem estar e a perda do medo (podendo tornar a pessoa ate mais agressiva) ajudam ao consumo, ainda não bastando o consumo da bebida muitos ainda dirigem após beber, podendo causar graves acidentes colocando assim a sua vida e a de terceiros em risco.

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

 Consequência  do consumo de bebidas alcoólicas na adolescência

O uso de álcool na adolescência não é aconselhado porque o sistema nervoso central do jovem ainda estar se desenvolvendo. O uso de álcool pode atrapalhar seu amadurecimento normal, causar alterações no desenvolvimento da personalidade e prejudicar funções como memória e atenção. As alterações no amadurecimento normal do cérebro nesta fase da vida serão para sempre.
Como visto a cima não há nenhum ponto positivo no consumo do álcool, pelo contrário trará graves problemas para sua saúde.

Como prevenir o uso de álcool na adolescência

A principal forma para o combate é a educação, principalmente a dada pelos pais, mas muitos veem seus filhos bebendo e não tomam nenhuma atitude, muitos por não saber qual risco esse ato pode fazer ao seu filho. Outra forma de conscientização é na escola, com palestras e etc, os professores devem ao máximo aconselhar a não ingerir bebidas alcoólicas antes da fase adulta. Por último, mas não menos importante, é a fiscalização nos comércios para quem desrespeita a lei, vendendo bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, talvez com uma maior punição cause um maior receio.

Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente