A “lei dos 5 segundos” é realmente verdadeira?

Todos nós já ouvimos nossos pais dizerem que, se pegar o alimento rapidamente do chão, ele ainda está apto para ser ingerido. Muitos cientistas já fizeram vários testes sobre a lei dos 5 segundos, que nada mais é do que se o alimento permanecer no chão por menos de 5 segundos não terá pegado bactérias.

Na série Grey’s Anatomy, a dr. Meredith deixa um rim cair no chão no meio de um transplante e a Dr. Bailey grita sobre a “regra dos 5 segundos”.

Há milhares de bactérias espalhadas por toda a casa: no chão, no ar, em todo o ambiente. Os cientistas fizeram um teste com 4 produtos diferentes, que foram: pedaço de melancia, goma de mascar, pão e pão com manteiga, eles deixaram cair  sobre as superfícies de: aço, cerâmica, madeira e carpete, que estavam contaminados com a bactéria Salmonella. Os alimentos ficaram por 1, 5, 30, e 300 segundos, e concluíram que a superfície que mais transmite bactérias é o aço e a cerâmica, e o alimento que mais adquiriu bactérias foi a melancia, isso é facilmente explicado, pois, quanto mais úmido, maior a ajuda a proliferação das bactérias. A goma de mascar foi a que menos pegou bactérias, mesmo com 1 segundo de contato houve contaminação, mas muito menos do que com 300 segundos.

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

Os cientistas concluíram que essa lei dos 5 segundos é plausível, pois quanto menos tempo de contato menos bactérias irão fixar no alimento. Mas não saia comendo comidas que caíram no chão, pois você pode ficar gravemente doente, ou simplesmente não ter nenhuma contaminação, uma vez que nem todas as bactéria são causadoras de doenças, um exemplo é que em nossa boca e intestino é repleto de bactérias, que auxiliam em nossa digestão, as famosas bactérias do bem.

Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente