O que é Leptospirose? Conheça as causas e tratamento dessa doença

O que é Leptospirose?

Também chamada de doença de Weil, é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Leptospira, transmitida pela urina de um animal  infectado, principalmente os roedores cinantrópicos (doméstico) – Rattus norvegicus ou ratazana de esgoto, Rattus ou rato de telhado e o Mus musculus ou camundongo.

Causas da  Leptospirose:

A leptospirose é uma doença de animais mamíferos, principalmente roedores. Pode também atingir cães e gatos domésticos, além de animais de criação, como gado, cavalos, porcos, ovelhas, etc.

O animal contaminado elimina a bactéria em sua urina, contaminando o solo e água, a bactéria Leptospira interrogans é capaz de sobreviver por muito tempo em ambientes úmidos, porém, morre rapidamente em ambientes secos.

Sintomas:

Os sintomas clínicos da doença variam muito de pessoa para pessoa. Em geral, eles se caracterizam por aparição repentina de febre alta, dores generalizadas (abdominais, muscular e de cabeça), aumento de volume do baço e erupções cutâneas.

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

Após alguns dias de evolução do quadro da doença, surge também icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), o que evidencia que as bactérias já afetam o fígado do paciente. Além disso, outros órgãos podem ser afetados pela infecção e provocar sintomas como os pulmões (que causa tosse).

Tratamento da  Leptospirose:

O tratamento se baseia fundamentalmente no uso de antibióticos. Também é preciso está atento para tratar possíveis complicações secundárias nos órgãos para reduzir a intensidade dos sintomas. Na maior parte dos casos, o paciente deve ser internado para realizar o tratamento.

Prevenção:

Algumas medidas e cuidados podem ser tomados para prevenir-se da Leptospirose:

 

  • Pratique as medidas básicas de higiene;
  • Embale bem o lixo;
  • Ferva a água ou coloque algumas gotas de hipoclorito de sódio ou de água sanitária antes de beber ou cozinhar;
  • Lave bem os alimentos, especialmente frutas e verduras que serão consumidas cruas;
  • Vacine seu animal e mantenha rigorosamente limpas as vasilhas em que são servidos alimentos e água;
  • Não deixe as caixas d’água destampadas;
  • Use luvas e botas de borracha se trabalhar em ambientes que possam ser reservatórios da bactéria Leptospira.
Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente