Sabia? Mitos sobre saúde que te ensinaram errado a vida toda

Alguns mitos sobre saúde que nos ensinaram errado

Ouvimos muitas coisas desde criança, onde várias dessas foram passadas de geração em geração, e de tanto ouvirmos acabamos reproduzindo ou entendendo como uma verdade absoluta. Os ensinamentos passados de pais para filhos, geralmente dos mais velhos da família, e com isso muitos mitos são estabelecidos. Um exemplo, quem nunca ouviu que manga com leite faz mal?

Com determinado tempo aprendemos a noção de certo e errado, vamos nos desenvolvendo fisicamente e psicologicamente e quando chegamos a uma certa fase onde cogitamos quase tudo, muitas perguntas surgem e poucas respostas são respondidas com coerência.

Alguns mitos jurássicos

Listamos alguns fatos que tiveram seu sentido distorcido ou que nos foi ensinado de maneira errada. Confira!

  • Todos devem beber oito copos de água por dia

A hidratação realmente é muito importante, mas a ideia de que devemos beber oito copos diários pode ser bem difícil para algumas pessoas. Por ter uma quantidade já estabelecida e rotineira, obtemos água dos alimentos ingeridos e de outras bebidas do dia-a-dia, no geral, os médicos indicam beber água quando se tem vontade ou sede, mas não de maneira forçada ou exagerada.

  • Cafeína retarda o seu crescimento

Até então não há evidências sobre esse acontecimento, muitas das pesquisas não encontraram nenhuma relação entre o consumo de cafeína e o crescimento ósseo em crianças. Contudo nos adultos, o aumento no consumo de cafeína pode limitar a absorção de cálcio. Porém, o impacto é tão insignificante que uma colher de sopa de leite compensaria os efeitos de uma xícara de café.

  • Esperar uma hora após a refeição para nadar

Não há provas cientificas para esse mito. Onde a teoria seria de que durante a digestão, grande parte do seu sangue seria levado até o estômago, o que resultaria em menos sangue disponível para os demais músculos, e assim os tornando mais expostos as câimbras.

  • A regra dos 5 segundos

Muitas pessoas acreditam que se algum alimento cair no chão e elas recolherem antes de 5 segundos não há nenhum problema com o alimento a ser ingerido. Pois bem, a verdade é que as bactérias podem contaminar os alimentos em questões de milissegundos, e os alimentos úmidos atraem mais bactérias que alimentos secos, onde a superfície onde esses alimentos caíram também conta. (Leia sobre a regra dos 5 segundos)

  • Agasalho Vs Resfriados

Não é que o frio que te faça ficar resfriado e sim a exposição ao vírus da gripe que é o responsável, outro mito é que se você sair no frio com os cabelos molhados te faria adoecer. A grande questão dos resfriados e o inverno é que durante esses períodos, é porque passamos mais tempo em ambientes fechados e isso aumenta a probabilidade de contato com o vírus.

Certo?

Enfim, são muitos os mitos propagados por aí, não se deixe levar e questione algumas coisas, pois você deve ter opinião própria e inclusive senso crítico. Mas não pense que é para sair criticando tudo, tenha bom senso.

Comente