“Morte boa”, saiba realmente o que é eutanásia

O que é?

A eutanásia é um assunto muito complexo, um assunto que precisa ser bastante revisado. Esse termo é usado quando um paciente encontra-se em estado terminal da vida, com uma doença incurável, ou com muita dor e sofrimento. As palavras de Sérgio Rego, (presidente da Sociedade de Bioética do Rio de Janeiro) esclarecem muito a respeito do assunto, “A eutanásia deve ser a expressão da vontade do sujeito, não a do Estado, do serviço de saúde, de uma ideologia ou do profissional de saúde”, ou seja, o pedido para tirar a vida, não deve ser em nenhum momento de alguém que não o paciente.

Tipos de Eutanásia:

Mesmo que o caso já esteja muito avançado, a opinião que conta, é apenas do doente, ele pode optar em deixar a doença consumi-lo pouco a pouco, tornando seus dias cada vez mais longos e agonizantes, ou fazer o pedido de eutanásia. A eutanásia consiste em dois tipos básicos, o ativo e o passivo, o ativo é quando há o ato de causar a morte de forma direta,(injeção letal por exemplo), já a eutanásia passiva, trata-se de deixar com que a morte chegue, sem fazer nada para interrompê-la, ( o paciente pede ao médico para não cuidar dele mais). Mas todos sabem que, por legislação o certo é cuidar das vidas, e não interrompê-las.
Existe um outro caso bastante intrigante quando o assunto é eutanásia, que é o estado vegetativo, alguém está em coma há muitos anos, e não por escolha do paciente, mas sim por sua família, o pedido para desligamento das máquinas é feito, e se a opinião do paciente jamais fosse essa? Se ele não optasse por desligar as máquinas em nenhum momento? Porém, para a família, o ético seria desligar, para evitar mais angústia e sofrimento.




Cada grupo social têm suas próprias opiniões e valores, muita das vezes a sociedade em que um paciente em estado terminal vivi, jamais concordaria em fazer tal ato, porém, outros, não só permitem, como também apoiam, até mesmo pelos valores religiosos, não tendo como exemplo o Brasil, já que no mesmo a religião não permite tirar a vida de ninguém.
Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente