7 possíveis temas para a redação do Enem 2018 [Imperdível]

Temas para o Enem 2018

Se tratando de Enem, sabemos que a maior curiosidade de todos os estudantes é sem dúvidas o tema da redação. Pensando nisso, nós selecionamos os 7 mais prováveis temas para sua redação

1 – Fake News:

A divulgação de notícias falsas ganhou ainda mais força durante as eleições presidenciais no Brasil, assim como aconteceu em outros países. Com isso, muitos apostam no tema justificando a forte influência comportamental que essas notícias geram nas pessoas.

2 – Bullying nas escolas brasileiras:

Conhecemos esse tema há anos e sempre esperamos que seja ele o escolhido da vez, embora seja uma opção bem antiga nunca deixa de ser atual, já que dados apontam o constante crescimento desse tópico na sociedade. Uma dica muito importante é sem dúvidas apontar as possíveis causas para tal situação e o papel das instituições para essa mudança.

3 – Suicídio entre os jovens brasileiros:

Juntamente com o crescimento do bullying entre jovens, o suicídio teve um aumento alarmante e têm grandes chances de ser o tema deste ano, visando gerar um alerta para os riscos e causas do assunto.

4 – DST’s e IST’s:

Se tratando de juventude é óbvio que o assunto é uma das maiores cogitações para esse ano. As doenças sexualmente transmissíveis e as infecções sexualmente transmissíveis vem gerando um alerta social por conta do aumento da gravidez na adolescência e o descaso de muitos.

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

5 – LGBT’s:

É sempre uma das maiores possibilidades de temas, teve crescente expectativa pois o país teve um aumento de 16,4% dos casos homofóbicos apenas neste ano e o cunho de direitos humanos exigidos na prova. Um bom ponto para ser abordado em sua redação é a criminalização da homofobia e o porquê da gravidade deste assunto ser ignorado na maioria dos boletins de ocorrência.

 6 – A questão do indígena no Brasil:

Falando em direitos humanos sem dúvidas não podemos deixar de lado a situação vivida por inúmeros indígenas brasileiros. Esperamos anualmente que o ENEM toque neste assunto, mas isso nunca aconteceu, portanto há uma grande possibilidade de que isto ocorra em 2018.

 7 – Situação dos imigrantes no país

Outro assunto que está tendo grande destaque mundial durante o ano e também é uma das maiores apostas para a temática do Enem, já que somos vizinhos de um país que teve um enorme aumento da taxa de imigração ocasionado por diversos fatores, que devem sem dúvidas serem abordados em sua dissertação.

Conclusão

Com uma boa doze de estudos e essas dicas chegou a hora de você fazer a diferença e tirar nota 1000 na sua redação. Boas provas!

Autora: Ingride Barreto

Comente