Redução da maioridade penal, argumentos de quem é a favor e contra .

Não é de hoje que o assunto redução da maioridade penal deixa muita gente com duvidas, e levanta debates desde as mesas de bar até no senado e na câmara. Como sabemos só a partir dos 18 anos o jovem pode ser preso e responder pelos seus atos, mas o que  muitas pessoas não sabem é que no Brasil tem a responsabilidade penal, que nada mais é do que a partir dos doze anos o adolescentes tem a responsabilidade pelos seus atos, e assim podendo passar por casas de reabilitação.

Principais argumentos de quem é a favor da redução da maioridade penal.

  1. Jovens entre 16 e 17 anos já têm sim o entendimento do que é certo e do que é errado.
  2. Apesar da maioria não ser necessariamente a mais correta de todas, ela deve ser levada em consideração quando o assunto é o cotidiano popular, segundo a pesquisa mais recente da DATA FOLHA 87% dos brasileiros acham que a maioridade penal deve sim ser reduzida.
  3.  Os adolescentes sabem que não podem ser presos e por isso eles aproveitam para cometer um monte de crimes, sem se preocupar com nada, e isso se chama impunidade.
  4. As medidas do ECA( Estatuto da Criança e do Adolescente) são insuficientes, tendo como medidas muito leves.
  5. Os menores infratores chegam ao seus 18 anos sem serem considerados reincidentes. Exemplo: Se o adolescentes cometeu um crime antes dos 18, e cometer novamente, depois ele vai ser considerado réu primário.
  6. A redução da maioridade penal reduziria o envolvimento de menores para o crime.

Argumentos de quem é contra a redução da maioridade penal.

  1. É mais eficiente educar do que punir, essas pessoas  acreditam que se no Brasil tivesse uma educação de maior qualidade e menos desigualdade social, consequentemente não ia existir tanta criança nas ruas cometendo crimes por ai. E sem falar que é melhor investir em escolas do que em presídios .
  2. O sistema prisional brasileiro não contribuí em nada para a reintegração de ninguém na sociedade.
  3. Se já existe uma crise provisional aqui no Brasil, imagina só o que ia acontecer se a gente começasse a manter esses jovens dentro desse sistema.
  4.  Crianças e jovens estão em um patamar de desenvolvimento psicológico diferente dos adultos, a própria psicologia sabe que pessoas novas assim estão começando a passar pelo processo de maturação, nesta fase eles são muito inconsequentes e influenciáveis, coisa que teoricamente  só começa a mudar conforme envelhecemos um pouquinho mais.
  5. A tendência mundial é de maioridade aos 18, e apesar de dizerem que os países mais desenvolvidos adotam penas para menores infratores, a verdade é que o sistema prisional deles é bem diferente dos nosso, dando a esses adolescência a chance de realmente se integrar e não simplesmente se tornarem pessoas piores.Esses são os argumentos mais falados, mas existem muito mais. O Brasil está passando por uma fase delicada, esperamos que os governantes decidam o melhor para ambas as partes.
NÃO SAIA AINDA. Você quer ser o primeiro a saber das grandes notícias? Se a resposta for SIM, salve nosso número 075 9 9879-7106 , e manda um OI no WhatsApp, tenha nossas notícias no seu WhatsApp de GRAÇA. Vai continuar mal informado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − sete =