Defesa Civil começou a mandar SMS de alertas de riscos de desastres.

A Defesa civil informa a população sobre novo serviço de envio de SMS gratuito, esses SMS conterão alertas de riscos de desastres.

Para se cadastrar basta somente enviar um SMS para o número 40199, (este número vale para todas as regiões), com o CEP de interesse, ou seja, de onde você mora, e quando houver riscos, você será avisado.

Ao final, a pessoa receberá uma mensagem que vai informar que o celular está pronto para receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular, enviando um SMS com sair e o CEP para o mesmo número.

Esse novo recurso vai ajudar muitas pessoas que moram em área de risco, pois avisará sobre a possibilidade de desastres naturais, dando assim, tempo para que essas pessoas possam se alocar em lugares com mais segurança

A implantação foi de responsabilidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Defesa Civil e com o apoio de empresas de telecomunicações.

O envio das mensagens ficará por conta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e Defesa Civil dos estados e municípios.

Esse serviço já é comum em muitos países, e chega ao Brasil, mesmo parecendo que não há muita necessidade, pois o Brasil não tem terremoto e nem vulcão, mas para pessoas que moram em áreas de riscos, tem parentes nessas condições, pode ajudar muito e salvar muitas vidas, pois é constante vermos nos jornais, famílias morrendo soterradas em desastres relacionados a deslisamentos, devido a chuvas fortes, por isso a Defesa Civil resolveu implementar essa medida.

Comente