Motivos que levam a evasão escolar

É notório, que a evasão escolar se constitui como um problema que cresce cada vez mais, sobretudo, na rede pública. Para Michael Foucault, a escola é uma instituição de sequestro, que usa o poder para dominar as pessoas. Isso contribui para que haja um número elevado do abandono escolar.
A evasão escolar tem vários motivos, ligados a contextos diversos.Por décadas repetiu-se o discurso de que o aluno abandonava o ensino médio para trabalhar. Mas uma pesquisa de 2009 da Fundação Getúlio Vargas mostrou, com base nos dados da Pnad de 2006, que 40,3% dos jovens de 15 a 17 anos tinham abandonado os estudos por falta de interesse. Essa falta de interesse pode estar ligada ao excesso de conteúdo considerado difícil e que tem pouca relação com a vida.




Na tarefa de engajar o aluno a dobradinha tecnologia e educação pode ter um papel importante, aproximando o conteúdo do universo digital dos estudantes e liberando o professor para dar uma atenção mais individualizada aos estudantes.A inserção da tecnologia na educação não se limita a deixar o conteúdo mais atrativo: Para combater a evasão escolar é essencial que os educadores tenham atenção redobrada com os estudantes que estão com dificuldade nas disciplinas e aparentam desmotivação.
Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − um =