Planejamento financeiro, como planejar seus gastos e ganhos, para não “perder” dinheiro?

Diante dessa crise que parece não ter fim, é possível ter planejamento financeiro? Planejar como gastar seu dinheiro é a melhor forma de cuida-lo. O planejamento financeiro mostrará onde você está gastando muito, e sem necessidade. Qualquer pessoa pode fazer uma preparação financeira, precisa apenas de força de vontade e visar o futuro.

7 dicas de planejamento financeiro, para você poupar muito.

Veja os seus gastos e seus ganhos

Você precisa ter muito bem estudado o dinheiro que se pode gastar, para que evite-se dividas. Primeiro você analisa quais vão ser seus gastos em um determinado tempo, depois é preciso ser calculado, para que ao final ainda haja dinheiro. Vale lembrar que pessoas que não fazem as devidas contas estão deixando o seu futuro ao acaso. Veja logo abaixo, como viver conforme os seus ganhos.

Compre as coisas que você realmente precisa

Esse tópico é um dos principais vilões na vida das pessoas, mas para ter um bom planejamento financeiro, é preciso ter em mente as coisas que realmente são necessárias, para assim, não agir de forma impulsiva e comprar algo apenas para satisfazer. Existe uma curta pergunta que ajuda muito nesse requisito, sempre que você for comprar algo, pergunte-se: Eu preciso ou eu quero? Com esse pequeno conceito um grande avanço pode ser alcançado.

Veja quais os melhores preços

Uma boa análise de preços pode fazer uma imensa diferença no seu carrinho, não se prenda a marcas ou a lugares, veja sempre quais produtos ou serviços te dão as especificações certas, e procure o melhor preço. Muita das vezes esse requisito é o grande vilão das famílias brasileiras, as pessoas estão cada vez mais acomodadas e acabam comprando sempre no mesmo lugar.

Pague à vista para ter descontos

Saiba aproveitar as oportunidades, sempre que um determinado produto ou serviço tiver o preço muito inferior quando pago à vista, acumule o dinheiro, e compre-o, será melhor do que se prender a juros muito altos.

Busque investir

Em um bom planejamento financeiro, um dos concelhos mais visto é investir, não se prenda apenas a salários ou remunerações repetitivas, busque chances de investimento, estude o mercado. Existem centenas de formas de investir, não seja um dependente da poupança.

Crie metas

Onde você quer chegar? Como ou quando você quer chegar? Essas perguntas refletem um conceito, faça metas, não há sentido algum em apenas deixar as coisas acontecerem, qualquer pessoa tem que ter em mente uma finalidade, um proposito. Esse alvo também ajudará o individuo a se focar melhor.

Viva conforme os seus ganhos

Não queira viver em um mundo de ostentação, apenas para ter um bom status, isso só vai te prejudicar, busque gastar apenas uma porcentagem do que você realmente ganha, evite ao máximo gastos desnecessários. Todo mundo pode fazer planejamento financeiro, mas para isso é preciso ter muito esforço.

NÃO SAIA AINDA. Você quer ser o primeiro a saber das grandes notícias? Se a resposta for SIM, salve nosso número 075 9 9879-7106 , e manda um OI no WhatsApp, tenha nossas notícias no seu WhatsApp de GRAÇA. Vai continuar mal informado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × dois =