Pontos positivos e negativos da tecnologia na educação, compreender, é a melhor forma de lidar!

A modernização na educação apresenta ideias divergentes, ou seja, mostra pontos positivos e negativos. A tecnologia pode ser uma excelente maneira de se educar, porém, se usada de forma “errada” pode definitivamente atrapalhar o desenvolvimento e aprendizagem. Veja abaixo os pontos positivos e negativos da tecnologia na educação.

Pontos positivos da tecnologia na educação

Interação

A interação não podia está fora desse item, quando o termo é tecnologia na educação, um ponto muito forte é a junção de pessoas, onde interagem em pró de um objetivo, apreender. A tecnologia tem esse poder, seja assistindo um filme, ou fazendo grandes experimentos tecnológicos, (onde também nasce o conceito de diferenciação, leia abaixo). Vários programas educativos também são disponibilizados, e tornam a vida dos alunos e jovens mais interessante, já que os mesmos incorporam o assunto, navegando de uma forma muito interagente.

Comunicação

O dialogo é algo muito importante para tudo, e principalmente para a educação, a tecnologia tem esse poder de comunicação, a ideia de poder conversar com pessoas de culturas e sociedades diferentes, agrega muito mais conhecimento ao individuo. Outro foco que também tem suma importância, são os esclarecimentos de duvidas, que diminuem muito, pois, os internautas ao se depararem com problemas, podem simplesmente pesquisarem.

Velocidade

As ferramentas de comunicação que temos hoje no mercado, como o Whatsapp, Telegram, Messenger e outros, carregam informações extremamente rápido, a versatilidade é algo muito importante, pois, é possível levar a educação de forma ultra veloz, e isso é muito relevante.

Diferenciação

Além de todos esses pontos positivos da tecnologia na educação, ainda tem-se a inovação, aulas com projetores por exemplo, tornam o decorrer do ensino mais agradável, e deixam as aulas muito menos monótoma. Um outro recurso enriquecedor que os alunos da atualidade costumam utilizar, é o slide, que torna uma apresentação de seminário ou trabalho mais informativo,  pois, a forma visual é um dos melhores meios de ensino.

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

Pontos negativos da tecnologia na educação

Visto uma boa parte dos pontos pontos positivos da tecnologia na educação, agora vamos aborda os pontos negativos dessa modernização na vida letiva.

Fraudes

Embora as pessoas muita das vezes achem que estão livres de falsificações, ou até mesmo de hackers, isso é um completo engano, muitos alunos compram cursos online, ou pagam por aulas online, e acabam descobrindo que levaram um golpe, a tecnologia infelizmente também nos proporciona esse tipo de coisa. Um outro ponto que também precisa ser abordado, é a facilidade em criar perfis em redes sociais, muitos jovens (a até adultos) podem se aproveitar dessas “falhas” para criar usuários fakes, e assim, denegrir a imagem de uma pessoas (que pode ser o professor), ou até mesmo, a instituição por inteiro.

Solidão

Uma triste realidade do aumento da tecnologia na educação, é a solidão, jovens têm passado cada vez mais tempo no mundo virtual, e acabam esquecendo de quem está perto, com isso os mesmos estão sujeitos a quererem ficar cada vez mais sozinhos, muita das vezes, isso pode gerar até depressão.

Desfoque

A cena de um profissional dando aula, e alunos usando o celular, está ficando cada vez mais presente nas escolas, o uso abusivo e excessivo dos meios modernos acabam interferindo diretamente no aprendizado.

 

Pontos positivos e negativos da tecnologia na educação, o que se conclui?

Os pontos positivos e negativos da tecnologia na educação são vários, e isso precisa ser dialogado tanto no ambiente escolar, quanto no ambiente familiar. A tecnologia nos deixa mais perto de quem está longe, mas jamais pode tornar o que está perto algo invisível, muito menos no ambiente escolar, é lá que futuras pessoas serão formadas, então que use-se as ferramentas proporcionadas pela tecnologia a nosso favor, a favor de nos fortalecer, para que os pontos positivos e negativos da tecnologia na educação tornem-se cada vez mais positivos.

Comente