Por que é tão difícil abrir um negócio legal no Brasil?

1-As leis

No Brasil existe muita burocracia quanto à abertura de um negócio, dependendo do estado pode se levar até 1 mês para conseguir regularizar o seu negócio, isso melhorou um pouco com a criação da possibilidade de se tornar 1 MEI, ou Microempreendedor Individual.

Mas infelizmente essa possibilidade é muito pouco abrangente, pois você só pode ter no máximo 1 funcionário e com apenas 1 funcionário você já aumenta absurdamente o imposto que você terá que pagar, assim como existe o MEI, poderiam existir outros tipos de empresas simples de abrir, um negócio como uma sociedade anônima, com poucas pessoas e que está no início, pagando assim, muito menos imposto.

Em outros países mais desenvolvidos leva-se apenas alguns dias para regularizar um negócio, essa é uma das diferenças do Brasil, no sentido negativo. Talvez facilitar a criação de negócios seja o caminho para reaquecer nossa economia.

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

2-Falta de dinheiro

Muitas pessoas têm o talento e a ideia e querem montar seu próprio negócio, mas não têm dinheiro para começar, tudo bem, existem muitos tipos de empréstimos para isso, mas quase todos com juros bem altos para quem está começando um negócio, principalmente na crise que o Brasil se encontra, já é nítido nas cidades do interior e nas capitais a mudança, a população em sua maioria está sem dinheiro.

3-A concorrência

Não é que se deva ter medo da concorrência, mas ela deve ser justa e livre, ao contrário do que acontece em cidades pequenas e grandes, pois na maioria das vezes se um novo microempreendedor quer entrar na disputa, naturalmente ele diminui seu preço, para assim poder chamar a atenção dos seus futuros clientes.

Mas isso está ficando cada vez mais difícil de ser feito, pois os veteranos da área (em sua maioria), não aceitam a livre concorrência e passam a ameaçar o microempresário, que tem medo e diminuí o preço, querendo que ele siga os preços abusivos que todos os veteranos já cobram, isso é considerado crime em nosso país, mas mesmo assim acontece em muitos lugares, desde cidades pequenas a grandes, e infelizmente ninguém fiscaliza.

 

Comente