Html para iniciantes-aula 3

Quem trabalha com a  web,  seja de um “simples blogueiro” a um profissional  em programação, sabe da importância da modificação de fontes, afins de personalização (tipografia),  e para deixar os textos um pouco mais elegantes, para que haja mais impacto nos visitantes, e assim, se torne algo mais agradável. Vamos estudar fontes posteriormente.
Vamos da início falando sobre as tags de cabeçalho, as mesmas são usadas para denominar temas, subtítulos e  etc. Geralmente elas são usadas conforme o grau de importância de um devido item ou assunto. Vamos observar.
As tags de cabeçalho são escritas com a tag: <h>, sendo que depois da letra “h”, devemos identificar o tamanho da fonte do cabeçalho, da seguinte forma, <h1>  esse é  o maior tamanho de cabeçalho, quanto maior o número menor será a fonte,  por exemplo, o <h2> é menos que o <h1>, e como havia dito, quanto mais importante o termo, maior a fonte, menos o número identificado depois do “h”.
Porém, como podemos ver, já que quanto menor o número maior à importância, poderíamos colocar todos o títulos em “<h1>”, assim os mecanismos de busca como o Google e o Yahoo, localizariam o site em questão, com muito mais facilidade, não é mesmo? Sim, localizaria, mas essa é uma prática errada, ela é proibida, você pode ser punido, e talvez até, ter seu website banido.
 Isso ocorre porque daria preferência para esses sites, já que os mecanismos de busca, visam o que seu texto tem de mais importante, temas, subtemas, marcações (falarei em posts seguintes, negrito, etc). Dessa forma podemos ter apenas um “<h1>” por site, você pode ter  inúmeros h2, h3 etc, mas o h1, é único. As tags de cabeçalho vão do <h1> até o <h6>, não queiram colocar <h8> e nem <h-6> que não da certo.
Antes de falar da tag para fonte, falarei das tags de alinhamento.
Bem, dando sequência as tags de cabeçalho, veremos que elas aceitam alinhamento, assim não precisamos ficar presos ao padrão dos browser, que na maioria das vezes o cabeçalho fica do lado esquerdo da tela, ou seja, se não for identificado o alinhamento, os temas, títulos, etc, serão exibidos sempre do lado esquerdo.
 A tag de alinhamento é definida por  <align>, percebemos que é a palavra alinhamento em inglês, porém do jeito que ela se encontra nada acontecerá, apenas foi apontado que queremos modificar o alinhamento, mas não foi informado qual a modificação desejada.
O alinhamento será definido pelos atributos “center, right e left”, ou seja, quando for desejado um titulo do lado esquerdo sera usado o atributo left, da seguinte forma, <h2 align=”left”>Cabeçalho</h2>, observem que o atributo se encontra entre aspas, e é  dessa forma que todos os atributos  devem ser usados,
desse jeito, quando for desejado um texto do lado direito, faremos assim: <h2 align=”right”>Texto</h2>, e no centro, <h2 align=”center”>Texto</h2>.
Agora vamos abordar as tags para modificações de fontes,  sempre que for do interesse do individuo modificar algumas palavras durante o texto, é aconselhado o uso da  tag <font>, com ela podemos modificar pequenos detalhes sem interferir na tag <body>.
Quando a modificação em questão for na cor da palavra, é usada a tag <color>, e em seguida o atributo representando a cor da palavra, dessa forma ficaria assim:<font color=”red”>Texto</font>, como sempre, atributo entre aspas.
 Nesse caso foi escolhido a cor “red”(vermelho), mas poderia ser qualquer outra cor.
Quando for  preciso aumentar o tamanho da fonte, usamos a tag, e o atributo com o número da fonte, exemplo: <font size=”3″> Texto</font>.
Por fim, para mudar o tipo da fonte, é usada a tag<fac>, e depois o atributo com o nome da fonte, dessa forma: <font fac=”arial”> Texto</font>, assim podemos deixar os textos da forma, cor e tamanho desejado.

 

Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente