Segurança: Primeira mudança no protocolo das redes Wi-fi depois de 2004

Uma década depois: Wi-Fi se tornará mais seguro

Provavelmente vem aí a maior atualização das redes Wi-Fi em mais de uma década. A Wi-Fi Alliance, consórcio internacional responsável pela padronização das redes sem fio, iniciou a certificação do protocolo WPA3, que substitui o WPA2 usado desde 2004, a mais de uma década, com isso a promessa é de roteadores mais seguros.

WPA3, sinônimo de segurança?

As mudanças são suscetíveis e devem levar alguns anos até que chegue para todos os usuários, e com as novas determinações da organização, dispositivos vão precisar ser atualizados para se adequarem às recomendações. A ideia proposta pela organização é que as redes sem fio fiquem mais seguras com uma série de novas regras para elas a serem implantadas.

>>Clique no nosso número para ter notícias de graça 75 99879-7106. TOTALMENTE DE GRAÇA!! >>

Mudanças…

Uma das mudanças do novo protocolo é uma maneira de dificultar que hackers acessem redes ao tentar adivinhar a senha várias vezes. Para evitar que isso ocorra, o processo de autenticação vai ser bloqueado após um determinado número de tentativas incorretas de login. As informações que passam pela rede Wi-Fi também vão ser mais protegidas, a partir do momento que alguém ou o invasor conseguir se conectar a uma rede, ele só vai poder ver dados transmitidos após a sua entrada na rede, e com isso, o que aconteceu antes da sua conexão ser realizada não vai poder ser coletado ou relatado.

Após a padronização for finalizada, a Wi-Fi Alliance começará a certificar os primeiros dispositivos que estão de acordo com as novas regras, a expectativa é que os aparelhos certificados começarão a ser vendidos dentro dos próximos meses. Já em relação aos aparelhos antigos com o protocolo WPA2, nada deve mudar, os mesmos continuarão sendo compatíveis com redes WPA3 e vice-versa, e espera que alguns possam até receber uma atualização para que fiquem dentro dos padrões solicitados nas novas recomendações.

Importante ressaltar que o protocolo WPA3 e todas as mudanças impostas pela organização, também vale tanto para roteadores Wi-Fi quanto para celulares e notebooks.

Caso tenha gostado, adicione 5 estrelas!
[Total: 0 Average: 0]

Comente